Formados em 2008 em Vila do Conde os Evols são uma banda influenciada por toda a música psicadélica que se reinventa há quase 60 anos em que as guitarras são Deus e o seu culto, uma religião. Com uma secção rítmica de poderes ilimitados e agora com teclados espaciais, os Evols entram facilmente em convulsão levando ao limite as potencialidades sónicas do seu arsenal.
A banda conta já com três discos editados (2010, 2015 e 2020) bem como uma longa lista de concertos onde se destacam o Festival NOS Primavera Sound no Porto, Serralves em Festa, Casa da Música e o Festival Milhões de Festa.
Já partilharam o palco com bandas como Sonic Boom, The Dodos (numa tour por Espanha), Abe Vigoda, Glockenwise e Sensible Soccers. Nos visuais colaboraram com Pedro Maia, Hugo Amaral e musicaram filmes de Robert Todd no Festival Curtas de Vila do Conde.
A formação dos Evols para 2020 é composta por Vitor Santos, França Gomes, Carlos Lobo, Rafael Ferreira, André Simão e Sérgio de Bastos.
O álbum III foi gravado e misturado pela banda e teve a participação especial de Pedro Oliveira (Krake, Peixe:Avião, Dear Telephone e OZO) na bateria.