
O aguardado regresso dos Smix Smox Smux, os Bed Legs, Ângela Polícia, Isa Leen e Inês Malheiro marca também o retorno da Noite de Reis que traz ao Lustre um total de 14 nomes, dias 6 e 7 de janeiro, numa verdadeira celebração da música bracarense.
Promover a cultura e a música portuguesa é o maior propósito da Bazuuca e foi com essa mesma vontade que o fundador da agência, João Pereira, criou as Noites dos Reis da Bazuuca. Nas palavras do promotor, é “quase como se se tratasse de uma festa de família”. A ideia de reunir todos os projetos com quem trabalha, num só espaço, surgiu em 2018, altura em que João trabalhava com 9 bandas e artistas. Foi em 2019 no Lustre que o agente encontrou a casa perfeita para este encontro que conta já com duas edições e por onde passaram cerca de 1000 pessoas em cada ano.
Após a pandemia, a Bazuuca celebra este regresso com uma edição em dose dupla, onde 14 artistas, tanto da agência, como da cidade de Braga, se juntam em duas salas do Lustre, numa celebração do que de melhor se faz na cidade, para mostrar, uma vez mais, que o talento musical e a criatividade fazem tanto parte da identidade da cidade de Braga como as suas igrejas.
No dia 6 de Janeiro, as portas abrem com as narrativas sonoras pela voz de Inês Malheiro, seguem-se os The Nancy Spungen X com a sua endiabrada fusão de estilos made in Braga, a eletrónica potente de Vanished Into Nowhere e os protestos dos Vai- te Foder. De sala em sala os estilos vão-se intercalando e a reta final da noite será passada ao ritmo do hip hop do Ângela Polícia e o aguardado regresso dos Smix Smox Smux. Sob o mote “dança pá” dos Smix, o after da primeira noite será entregue às escolhas do coletivo artístico Wav In com os DJs Du-das e Lost in Europe.
A 7 de Janeiro, as honras de abertura são atribuídas à poesia embrulhada em dedilhados atmosféricos de Homem em Catarse, segue-se uma viagem pelo mundo do jazz e do hip-hop com os Ocenpsiea nos comandos, a exploração de novas sonoridades com a Isa Leen e as mais recentes aventuras contadas e cantadas pela voz do Palas. Por diferentes géneros musicais, histórias e atmosferas vai sentir-se a batida do Tiago Sampaio com o seu projeto a solo, St. James Park e a tempestade de rock preparada pelos Travo. Os concertos ficam completos com o som da eletrónica explosiva da dupla Stereoacid e o rock musculado dos Bed Legs, sempre no limite da navalha e do rasganço.
O último dia de celebrações termina com o showcase das Dark Sessions, ao som de YUUKI e LAB-L-SS.
A Noite dos Reis da Bazuuca, que este ano são duas, conta com o apoio do Município de Braga e do Salão Mozart, e os passes gerais já se encontram disponíveis a 10€, havendo também bilhetes diários a 7€. As entradas podem ser adquiridas online, na Seetickets, e na bilheteira do Lustre durante os dias do evento.